O Procon Estadual da Paraíba autuou nesta terça-feira (23) a TAM Linhas Aéreas por overbooking. De acordo com denúncia feita por um grupo de 9 passageiros, que prestou queixa no órgão, funcionários da empresa impediram o acesso deles à aeronave na madrugada desta terça-feira no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa.
Pelo menos 15 passageiros deixaram de embarcar, segundo a TAM, porque não atenderam ao chamado para o embarque, mesmo todos estando na sala que dá acesso ao avião. Os passageiros negam ter ouvido qualquer chamado e estranharam a demora do embarque. Quando foram pedir informação a um funcionário da empresa, foram comunicados de que o avião já estaria com as portas fechadas e que eles deveriam se dirigir ao balcão de empresa para renovar o bilhete. Um outro funcionário disse que o valor a ser pago para a remarcação da passagem seria de R$ 680.
Segundo o testemunho dos passageiros barrados, entre o aviso de que não embarcariam e a saída do avião, foram quase 30 minutos, tempo para a retirada das bagagens de todos da aeronave. Esse detalhe, segundo o Procon Estadual, caracteriza a prática de overbooking e explicaria o impedimento do embarque dos passageiros.
Além de ser autuada, a TAM deverá ser acionada na Justiça pelos passageiros por danos morais e materiais, que devem esperar apenas o resultado da autuação formulada pelo Procon. A empresa tem 10 dias para encaminhar justicativa pelo incidente. Se for condenada, deve pagar uma multa de até R$ 3 milhões.
Existe a expectativa que todos embarquem nesta madrugada para São Paulo e Brasília, destino de parte dos passageiros.
Fonte: Portal Turismo em foco / Spotter SBJP - JPA
quarta-feira, 24 de março de 2010
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