domingo, 9 de maio de 2010

Três novas companhias aéreas vão operar na Paraíba

O superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), no aeroporto internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, José Daniel Sobrinho, revelou, ontem, que até o final do ano pelo menos três companhias aéreas estarão operando novos voos no equipamento paraibano. As empresas são a Noar, Azul Linhas Aéreas e a Arke Fly (da Holanda).

José Daniel confirmou que representantes da Azul fizeram contato com a Infraero para obter informações sobre disponibilidades de horários para novos voos. “Fomos sondados a esse respeito”, disse o superintendente, que estimou que até o final do ano a companhia aérea já deve estar operando no Castro Pinto. A empresa já opera nas principais capitais nordestinas. As rotas que deverão ser operadas não foram reveladas.

A Noar, que é uma empresa fundada no ano passado por empresários de Caruaru (PE), já tem à disposição no Castro Pinto área comercial, para a venda de passagens e check’in. José Daniel disse que, “mais tardar”, a Noar deverá estar operando no aeroporto até o final deste mês. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já concedeu o Certificado de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), autorizando as operações.

A direção da Noar ainda não informou com exatidão os destinos que irá operar, mas antecipou que deverá atender cidades do Nordeste, como Fortaleza, João Pessoa, Natal, Mossoró (RN), Recife, Maceió, Salvador, Aracaju e Caruru. No Castro Pinto, segundo a reportagem apurou, serão dois voos diários, com saídas pela manhã e retorno no começo da noite. A empresa aguarda a liberação do Hotran (Horário de Trânsito) para divulgar destinos e horários.

A terceira companhia aérea, a Arke Fly, está em estado de espera para a conclusão do processo de escolha da empresa que irá fazer o serviço de solo - desembarque e embarque de passageiros e bagagens e venda de passagens. O voo entre Amsterdã e João Pessoa estava previsto para ser iniciado no dia seis de abril, mas o Governo do Estado teve que atrasar a operação pela necessidade de realizar a licitação. Uma das duas empresas escolhidas para o serviço de solo informou que não teria condições operacionais de atender o voo.

De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Tavares, até a próxima semana o Governo irá publicar no Diário Oficial do Estado a abertura do processo de licitação para a escolha da empresa que atenderá o voo da Arke Fly. Ele confirmou o interesse de cinco empresas de participar da licitação. A partir da publicação até a escolha da empresa, o início da operação deverá acontecer até o final setembro, se tudo ocorrer dentro da normalidade, segundo informou Diego Tavares.

Fábio Cardoso - Jornal Correio da Paraíba

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por estar deixando um comentário em nosso BLOG!