Facilitar a comunicação entre servidores, funcionários de empresas e usuários do Aeroporto Castro Pinto portadores de surdez. Esse é o objetivo da capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) promovida pela Secretaria de Ação Social do de Bayeux, em parceria com a Infraero. As aulas começam na próxima semana (09/05) e serão voltadas aos funcionários do aeroporto. O curso é gratuito e terá duração de três meses (três vezes por semana, a partir das 15h).
O treinamento será ministrado por um professor disponibilizado pelo Município e vai acontecer no auditório da Infraero.
De acordo com a assistente social da empresa aeroportuária, Adriana Carvalho, o curso surgiu da necessidade de cumprir a Lei 5626/2005, que determina que 5% dos colaboradores de empresas públicas dominem a linguagem de sinais. "Recebemos cerca de 1 milhão de usuários, por ano. Desse total, temos muitos com deficiência auditiva. A capacitação visa cumprir a Lei e facilitar a comunicação no aeroporto", esclarece Adriana.
Estão sendo oferecidas 25 vagas. A secretária de Ação Social de Bayeux, Ivanusa Souza, destaca que Bayeux é um dos municípios paraibanos mais atuantes no que diz respeito à inclusão social e por isso não mede esforços em colaborar nas ações planejadas com essa finalidade. "Será mais uma parceria de sucesso com a Infraero. Temos certeza que vai ser importante para todos os usuários e funcionários do aeroporto", avalia a secretária.
Por ano, o aeroporto de Bayeux recebe mais de 1 milhão de usuários. Outro dado importante diz respeito à população de portadores de deficiência na Paraíba. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estado é o primeiro colocado, no país, em número de portadores de necessidades especiais. "Os dados são do IBGE e confirmam que essa parcela da população merece o respeito da sociedade", completa Adriana.
Fonte: Codecom - PB Agora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por estar deixando um comentário em nosso BLOG!