sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CENIPA divulga dados sobre a investigação do acidente da Noar

Familiares das vítimas são informados do andamento da investigaçãoO CENIPA reuniu os familiares das vítimas do acidente com o voo NRA 4896, da Noar Linhas Aéreas, ocorrido no dia 13 de julho, para informar do andamento da investigação realizada em conformidade com o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). A reunião aconteceu no Recife, na manhã de quinta-feira, 22, e teve a participação de 17 pessoas.

De acordo com o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Carlos Alberto da Conceição, a iniciativa do órgão investigador de acidentes em informar os familiares é baseada no Anexo 13 da Organização de Aviação Civil Internacional. Além disso, o Brigadeiro Carlos destacou as diferenças entre a investigação do SIPAER e o inquérito policial, realizados de forma independente. “A investigação do SIPAER é baseada em hipóteses que permitam levantar fatores contribuintes e emitir Recomendações de Segurança de Voo (RSV) para prevenir outros acidentes. Já o inquérito policial é baseado em provas que permitam apontar um responsável e instaurar um processo judicial para a punição”.

Cel R1 Camargo (esquerda) e Brig CarlosO investigador-encarregado, Coronel Aviador Fernando Silva Alves de Camargo, explicou aos familiares as etapas da investigação, áreas investigadas e ações em andamento. “Uma das conclusões a que se chegou até agora é que o motor esquerdo parou de funcionar por conta da ruptura de uma das aletas da turbina.” No entanto, haverá análises mais detalhadas, como exame de Raio-X, para identificar os fatores contribuintes para o processo de fadiga da aleta que se rompeu.

Os familiares manifestaram gratidão ao CENIPA por informá-los da investigação. “Nós estávamos perdidos, em busca de notícias que não eram confiáveis. Agora, podemos voltar para casa mais tranquilos, conscientes de que o trabalho de investigação está sendo feito por pessoas honestas”, declarou Taciana Guerra, mãe de Raul, 24 anos, uma das vítimas. Já  Geyson Soares, familiar de Marcos Ely, afirmou que “é confortador saber que o CENIPA trabalha pensando na segurança de outras pessoas, ao evitar futuros acidentes”.

O CENIPA informou também que não há prazo previsto para a conclusão da investigação. Ao término, o Relatório Final será publicado no endereço do cenipa.

Fonte: CENIPA

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por estar deixando um comentário em nosso BLOG!