Existem pelo menos três versões para um incidente ocorrido na manhã desta terça-feira (23) no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, entre um grupo de passageiros e funcionários da TAM Linhas Aéreas. Os passageiros, num total de 12 pessoas, teriam sido impedidos de embarcar no avião com destino a São Paulo, num voo com saída prevista para às 3h05.
De acordo com uma das versões, funcionários da TAM teriam feito o chek’in, mas retiraram o grupo da sala de embarque sem ter um argumento claro, inclusive, a bagagem foi retirada do avião. Os funcionários teriam informado que todos teriam que remarcar a passagem com o pagamento de uma taxa de R$ 600. Há informação, não confirmada, sobre overbook - quando a companhia aérea vende mais passagens do que comporta o avião num voo específico.
Uma outra versão informa que um dos passageiros do grupo deveria ter embarcado para São Paulo do aeroporto dos Guararapes, no Recife, mas teria preferido utilizar o aeroporto paraibano para o embarque. Os funcionários da TAM teriam argumentado que esse procedimento seria proibido pela empresa, então, ofereceram a troca do bilhete com um pagamento adicional de R$ 600. O passageiro teria rejeitado a proposta, o que teria desencadeado um desentendimento.
A terceira versão seria o atraso do grupo para o comparecimento ao setor de chek’in da TAM. De acordo com normas da aviação, um passageiro deve comparecer para fazer o chek’in até uma hora antes do embarque. De acordo com informações, o grupo teria chegado apenas meia hora antes, e os funcionários da TAM teriam encerrado o procedimento de chek’in, impedindo a viagem do grupo.
A reportagem manteve contato com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que confirmou o incidente, mas alegou que não têm ingerência para resolver problemas exclusivos no relacionamento empresa-passageiro. Um órgão que poderia ser acionado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) fechou o seu escritório no aeroporto paraibano, sendo deslocado para o Recife. A reportagem tentou contato com a TAM pelo telefone 32322002, mas ninguém atendeu até às 10h.
Fonte:Spotter SBJP - JPA
Fábio Cardoso/Portal Turismo em Foco
terça-feira, 23 de março de 2010
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